Gestão De Orçamento Público: Uma Análise Sobre A Integração Entre O Planejamento E A Execução Da Despesa Na Universidade Estadual De Feira De Santana (uefs)

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

O Brasil possui experiência em Planejamento Governamental e Gestão de Orçamento Público. O marco inicial foi na década de 1930 com o Plano de Obras Públicas e Aparelhamento da Defesa e foi aperfeiçoado na Constituição de 1988 com a integração entre planejamento e orçamento, inserindo o Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária Anual. É através do orçamento que o governo financia os gastos públicos, visando desenvolver o país e promover políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. No entanto, existe um caminho longo a ser percorrido entre o planejamento orçamentário, em um exercício, até a execução de receitas e despesas no ano seguinte. Nesse percurso, os gestores se deparam com desafios de contingenciamentos, redução de orçamento, legislações, pessoal reduzido, além de incertezas nos cenários políticos, econômicos e sociais. Isso dificulta a execução do orçamento, reduz a alocação de recursos nas instituições e afeta a entrega de serviços e políticas públicas ao cidadão. Esta obra buscou reunir elementos para contribuir com o aperfeiçoamento da gestão orçamentária da UEFS, assim como outras instituições, além de fortalecer a literatura sobre estudos científicos acerca do planejamento e execução da despesa em instituições públicas. Este livro tem como público-alvo os gestores públicos, alunos de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores que desejam estudar e discutir sobre orçamento público.